Projeto na EE Wander Taffo

1513741_377492822400489_5340374363726308421_nFoto do Saraukê?

No ano de 2014 o Coletivo Katu realizou seu projeto de formação política na EE Wander Taffo, no Parque Santo Antonio. As atividades foram realizadas no horário de aula do período da noite, com o apoio dos professores que nos disponibilizaram suas aulas uma vez por semana. Os participantes foram especificamente os estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Esse projeto tem como objetivo provocar nos jovens e adultos a desconstrução e reconstrução dos fatos sociais, possibilitando assim uma análise mais aprofundada da vida e suas problemáticas em relação ao mundo. As atividades tendem a fortalecer a crítica em relação aos recursos disponibilizados pelo estado para o desenvolvimento intelectual e econômico, retomando constantemente as relações de classe, que cristalizam nossas oportunidades e formas de sobrevivência diante do universo particular e coletivo, provocando o participante a transformar a sua condição de vida.

O Coletivo tem como premissa a educação popular, e usa como metodologia os círculos de cultura criados por Paulo Freire. Os participantes são estimulados à prática de leitura e do debate. Notícias dos meios de comunicação jornais e internet, assim como televisão, músicas, filmes e textos formais de literatura, foram utilizados como base ferramental para o trabalho. Dessa forma foram discutidos temas atuais que despertam seu interesse, e também temas de maior amplitude.

Temos como base do conteúdo dois eixos fundamentais que direcionam a escolha dos conhecimentos que serão abordados: sociedade e comunidade, partindo do micro para o macro.

affsdfgNessa perspectiva, foram escolhidos os seguintes temas pelos estudantes:

  • Copa do mundo e política
  • Maioridade penal
  • Comunicação e tecnologia
  • Transporte público
  • Saúde pública.

Todos esses temas foram trabalhados de forma dobradiça, isto é, a cada tema levantado escolhemos um tema transversal para tratar com eles. Por exemplo, se falamos de Copa do Mundo tratamos da FIFA, sua fundação e o poder político que ela exerce, além do que ela representou para o Brasil em 1930.

Após seis meses desse processo de formação, na segunda parte do projeto pedimos que eles criassem uma forma de intervenção que envolvesse toda escola. Foi escolhido um Show de Talentos, mas discutimos a ideia de que todos tem um talento, e que poderíamos demonstrar isso com um processo inclusivo, diferente de um show. Pensamos que um sarau poderia ser uma ação mais horizontal, onde todos pudessem se sentir a vontade de se apresentar, sem a ideia de que seu talento deve ser melhor que o do outro, e sim de que todos os talentos têm a mesma importância.

Então, o coletivo escolheu como nome do sarau “Saraukê?”, e esse foi realizado no dia 19 de aaanovembro, com a participação dos coletivos Sarau A Voz do Povo, Jaçarau, Praçarau, Sarau da Ponte pra Cá, Sarau do Pira e Coletivo Fora de Frequência.

Esse evento foi muito importante, pois contou com a participação da comunidade escolar e do movimento popular de cultura da região. Quando ações como essa acontecem, ações que extrapolam os muros da escola, ela se transforma, pois são quebradas algumas barreiras sociais que separam o interno do externo, e ela se torna naquele momento em um espaço mais coletivo e horizontal. Acreditamos que para se transformar a escola é necessário que a sociedade se aproprie desse ambiente, tome conta de algo que lhe foi tomado, e transforme-o em um local coletivo, aberto ao diálogo com seu entorno, e onde estará presente o pensamento crítico e a busca por uma transformação social.

O Coletivo Katu agradece a direção e coordenação da escola Wander Taffo por acreditar que todos juntos fazemos uma escola.